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Single Pilot - um risco que não vale a pena correr.

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O título deste artigo é a conclusão à qual chegou a ALPA (Air Lines Pilots Association), entidade que representa 62.000 pilotos norte-americanos e canadenses, após estudar ocorrências de incapacitação de pilotos em voo (pilot incapacitation).

A entidade publicou recentemente um excelente documento de 32 páginas desencorajando quaisquer iniciativas destinadas a permitir a operação single pilot por companhias aéreas. O argumento das empresas em favor da redução dos tripulantes é
sempre o mesmo - diminuição de custos. Todavia, a ALPA concluiu que “as evidências e experiências atualmente existentes, incluindo mais de uma década de estudos da NASA e da FAA, mostram que os riscos à segurança e os desafios associados às
operações single pilot superam em muito seus potenciais benefícios.”

O principal problema é um velho conhecido do mundo da aviação: pilot incapacitation. A ALPA menciona dados publicados pela FAA, coletados entre 1980 e 1989, mostrando que durante esse período foram registradas:

- 262 ocorrências de pilot incapacitation em operações privadas (aviação geral /executiva) com apenas um piloto, resultando em 180 fatalidades;

- 32 eventos de pilot incapacitation em operações de "táxi aéreo” single pilot, com 32 fatalidades; e

- 51 ocorrências de pilot incapacitation em operações de linhas aéreas, sempre com dois pilotos. Em todos esses casos, a aeronave foi conduzida para pouso em segurança pelo outro piloto.

Apesar de esses dados serem antigos, a ALPA também aponta informações mais recentes. De acordo com o Comitê de Segurança de Transporte da Austrália, entre 2010 e 2015 ocorreram em média 23 eventos de pilot incapacitation por ano, 75%
destes em operações de linhas aéreas. Em aeronaves que contam com mais de um piloto, essas ocorrências provocaram "mínimos efeitos no voo". Por outro lado, nas operações privadas ou por demanda ("táxi aéreo") single pilot, a incapacitação frequentemente resultou em acidente.

 

A publicação apresenta muitas outras análises que recomendam sua leitura. Apesar de o foco principal ser a operação comercial (linhas aéreas), há informações importantes para todos nós, pilotos e passageiros. Food for thought.

Enio Beal

 
 

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